segunda-feira, 17 de agosto de 2015

ENTREVISTA AO CARDEAL BURKE

ALENTO PARA OS CATÓLICOS TRADICIONAIS
Rorate Caeli: Que poderia dizer para animar aos católicos tradicionais que se esforçam por salvar sua alma e a de seus filhos neste mundo moderno, às vezes sem ver nenhuma ajuda por parte de Roma?
Card. Burke: Com frequência, aos que me escrevem expressando desalento por esse motivo ou pedindo orientação em uma situação que se lhes torna muito angustiante, lhes digo que em momentos como os atuais em que há certa confusão no governo da Igreja temos que empapar-nos mais que nunca do ensinamento constante da Igreja, transmiti-la a nossos filhos e afiançar o conhecimento desses ensinamentos em nossas paróquias e famílias. Nosso Senhor nos assegurou uma coisa: não nos disse que a Igreja não seria objeto de ataques, nem sequer internos, mas sim nos há garantido que as portas do Inferno nunca prevalecerão sobre ela. Ou seja, que Satanás nunca poderá triunfar sobre a Igreja apesar de seus enganos. Devemos ter confiança nisso e tomar com grande alegria e determinação ensinando a fé ou dando testemunho apologético às almas que não entendem a fé ou, contudo não pertencem à Igreja. Sabemos que as portas do Inferno não prevalecerão, mas enquanto isso nosso caminho é o da Via Crucis, o da Cruz. E se temos que padecer por aquilo em que cremos, pelo que sabemos que é verdade, podemos abraçar o sofrimento sabendo que ao final quem triunfe será Cristo. Será Ele quem finalmente vença a todas as forças do mal no mundo e nos regenerará a nós e ao mundo restituindo-o ao Pai. Assim é como procuro alentar aos fieis católicos. Creio que é importante também que os católicos tradicionalistas devotos se conheçam e apoiem mutuamente, que se ajudem uns a outros a levar as cargas, como diz a Escritura. Devemos estar preparados para isso e ser conscientes de que pode haver famílias que sofram alguma dificuldade neste sentido, procurando estar o mais unidos possível.
MISSÃO ATUAL NA IGREJA
RESTAURAÇÃO DA IGREJA POR PARTE DOS TRADICIONALISTAS
Rorate Caeli: Crê que os católicos tradicionalistas assumirão um papel mais destacado no futuro na restauração da Igreja?
Card. Burke: Creio que sim. Cada vez conheço a mais famílias muito firmemente católicas devotas da Missa tradicional, e creio que essas famílias terão cada vez mais influência nos tempos vindouros. Se essas famílias influem em outras, está claro que cada vez o movimento cobrará mais impulso.
Rorate Caeli: Há algum outro aspecto que não tenhamos tratado sobre ou que lhe apreciaria acrescentar algo?
Card. Burke: Simplesmente, gostaria de animar a todos a afiançar sua devoção pela Sagrada Liturgia, que constitui a máxima expressão de nossa fé católica, de nossa vida em Deus, e a que se dediquem plenamente ao estudo do catecismo da Igreja Católica e o ensinamento da fé em seus lugares e comunidades particulares. A Igreja tem sofrido terrivelmente nas últimas décadas por culpa de uma catequese tão deficiente que os fieis –crianças, jovens e inclusive adultos–, não conhecem sua fé, e é preciso falar disso porque ambas coisas vão de mãos dadas. Quando conhecemos bem nossa fé, temos um vivo desejo de dar culto a Deus conforme a ela, e ao mesmo tempo o culto a Deus nos infunde mais desejos de conhecer nossa fé. E claro, logo tudo se manifesta em nossa vida mediante a caridade, principalmente em benefício dos que padecem mais necessidade.
Rorate Caeli: Isto nos leva à última pergunta. Vossa Eminência tem mencionado muitas vezes à família no lugar. Crê que eram proféticas as palavras de João Paulo II quando falava da Igreja doméstica?
Card. Burke: Por suposto que sim. Ele dizia que a Igreja nos chega por meio de nossa família, e é assim nem mais nem menos. O próprio Cristo chega por meio de uma família. Foram palavras proféticas no sentido de que expressou uma vez mais o que a Igreja há entendido desde o mesmo princípio. O conceito de Igreja doméstica é muito antigo, e se voltou a expressar no Concílio Vaticano Segundo. É uma terminologia muito antiga para referir-se à família. Foi profético no sentido de que expressou o que Deus mesmo nos ensina sobre a família.
Fonte: http://www.adelantelafe.com/roratecaeli-exclusiva-rorate-caeli-entrevista-al-cardeal-burke/

Nenhum comentário:

Postar um comentário