segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Jaculatórias

O Catecismo (São Pio X, 977) nos ensina que “quando nos vemos atormentados por alguma tentação, devemos invocar com fé o Santíssimo Nome de Jesus ou de Maria, ou recitar fervorosamente alguma oração jaculatória, como, por exemplo: "Dai-me a graça, Senhor, que eu nunca Vos ofenda"; ou então fazer o sinal da Cruz, evitando, porém que as outras pessoas, pelos sinais externos, suspeitem da tentação”. E que (985) “É muito útil recitar, durante o dia, muitas jaculatórias, e podem recitar-se também com o coração, sem proferir palavras, caminhando, trabalhando etc.”.

É uma fórmula genérica quando se reza especificamente para um santo, ou para Nossa Senhora sob um específico título: [Nome do(a) santo(a)], rogai por nós.

No lugar de "Rogai por nós", nas orações totalmente dedicadas a uma pessoa, alma, ou conjunto delas, se faz a concordância: Rogai por eles(elas).

A mais usual, no terço, é esta:

  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós (breve).
  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós e por todos que não recorrem a Vós especialmente pelos inimigos da Santa igreja e por todos que são a Vós recomendados (completa).


ALGUMAS JACULATÓRIAS

  • Santíssima Trindade, tende piedade de nós.
  • Amabilíssimo São José, a cada respiração minha, cresça em mim o vosso amor.
  • Amamo-Vos, Jesus, porque sois Jesus! (5 vezes)
  • Ao vosso serviço me consagro para sempre, ó São José.
  • As Santas Chagas são o Tesouro dos tesouros pelas almas do purgatório.
  • Bendito sejais, São José, pelo amor com que sois amado por vosso Deus e Senhor.
  • Bom Jesus, nós Vos louvamos no sacramento do Amor; sede sempre para nós um compassivo Senhor!
  • Bom Jesus, sejais Bendito, pois sois nossa Redenção; sois toda a nossa ventura, nosso amparo e nossa consolação.
  • Coração de Jesus Crucificado, Fonte de amor e de perdão!
  • Coração de Jesus, em Vós confiamos! (5 vezes)
  • Coração misericordioso de Jesus, tende misericórdia de nós!
  • Coração sacratíssimo e misericordioso de Jesus, dai-nos a paz!
  • Creio mais do que se Te visse com os meus olhos, mais do que se Te
  • Cremos, Jesus em Vosso amor! (5 vezes)
  • Cristo Jesus, Vós sois a minha ajuda e meu Redentor. Amen.
  • Dai-me a graça, Senhor, que eu nunca Vos ofenda
  • Dai-me, São José, a graça de vencer as paixões e ter horror ao pecado.
  • Deus meu e meu tudo!
  • Deus, Pai do Céu, tende piedade de nós.
  • Divino Espírito Santo, iluminai-nos, guiai-nos, dai-nos sabedoria, discernimento, santidade e pureza de coração.
  • Divino Espírito Santo, tende piedade de nós.
  • Doce Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que eu Vos ame cada vez mais;
  • Doce Coração de Jesus, sede o meu amor!
  • Doce Coração de Maria sede minha salvação.
  • Doce Coração de Maria, sede a minha salvação!
  • Doce Coração de Maria, sede a nossa salvação.
  • escutasse com os meus ouvidos, mais do que se Te tocasse com as minhas mãos.
  • Faça-se, cumpra-se, seja louvada e eternamente glorificada a
  • Graças e louvores se dêem a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (5 vezes)
  • Imaculada Rainha da paz, dai-nos a paz.
  • Imaculado coração de Maria, sede a nossa salvação.
  • Jesus Maria e José, eu vos amo; não permitais que eu vos ofenda
  • Jesus Misericordioso, eu confio e espero em Vós.
  • Jesus sacramentado, nosso Deus Amado.
  • Jesus, eu amo-Te!
  • Jesus, eu confio em Vós!
  • Jesus, filho de David, tem compaixão de mim!
  • Jesus, manso e humilde de coração, fazei os nossos corações semelhantes ao vosso.
  • Jesus, meu Deus, Vos amo acima de tudo.
  • justíssima e amabilíssima Vontade de Deus sobre todas as coisas. Assim seja.
  • Mãe, minha Mãe!
  • Meu Deus, compadecei-Vos de mim pecador!
  • Meu Jesus, eu quero ser todo vosso;
  • Meu Jesus, misericórdia!
  • Meu Jesus, misericórdia;
  • Nossa Senhora da Providência, providenciai.
  • Nosso Senhor Bom Jesus, tende piedade de nós.
  • Ó Jesus, com todo meu coração eu me uno a Vós. Amen.
  • Ó Jesus, filho da Virgem Maria, tende piedade de nós. Amen.
  • Ó Jesus, sede para mim Jesus, e salvai-me! (300 dias de indulgência plenária ao mês).
  • Ó meu bom Jesus ! Perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas para o céu e socorrei , principalmente , as que mais precisarem. Amém.
  • Ó meu Deus, amo-Vos sobre todas as coisas!
  • Ó meu Jesus, perdão e misericórdia, pelos méritos das vossas santas Chagas
  • O pecador que dirá: Eterno Pai, eu Vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, para curar as chagas das nossas almas, alcançará a conversão.
  • Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte.
  • Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redentor, dai à alma desfalecida vosso poder e valor.
  • Ó Virgem dolorosíssima! As Vossas lágrimas derrubaram o império infernal.
  • Oh Jesus Sacramentado, esposo e coroa das virgens! Abrasai-me no fogo que viestes à luz na Terra, para que o meu coração se torne uma fogueira ardente de amor por ti, e comunique este fogo divino às almas dos meus irmãos.
  • Oh Santíssimo Sacramento, tem misericórdia de nós! — 300 dias de indulgência
  • Oh! Jesus Divino, nossa vida, nosso amor, enchei o nosso espírito de um verdadeiro fervor.
  • Oh! Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de divino amor!
  • Pai Eterno, te ofereço o Preciosíssimo Sangue de Jesus, com todas as Missas ditas no mundo neste dia, pelas Almas do Purgatório.
  • Por Vossa mansidão divina renovai a face da terra e reinai em nossos corações.
  • Queima-nos com o fogo do Espírito Santo!
  • Repeti muitas vezes junto dos doentes esta jaculatória: Ó meu Jesus, perdão e misericórdia, pelos méritos das vossas santas Chagas. Esta oração confortará o corpo e a alma.
  • Sagrada Família, santificai as nossas famílias.
  • Sagrado Coração de Jesus que tanto nos amais, fazei que eu vos ame cada vez mais.
  • Sagrado Coração de Jesus, em Vós confio
  • Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em Vós.
  • São José, assisti-me em minha agonia.
  • São José, aumentai a minha devoção à Maria.
  • São José, consolador das almas aflitas, a vós recorro em todas as minhas aflições.
  • São José, fazei que eu ame a Jesus como Ele quer ser amado por mim.
  • São José, fazei que eu morra, como vós, nos braços de Jesus e Maria.
  • São José, fazei que eu vos ame cada vez mais.
  • São José, fazei que vos invoque sempre cheio de confiança.
  • São José, inflamai-nos no amor de Jesus.
  • São José, meu pai e senhor!
  • São José, mostrai que sois meu pai.
  • São José, mostrai sempre e em toda parte que sois meu pai.
  • São José, obtende-me um grande espírito de oração.
  • São José, pela obediência que Jesus vos prestou, tornai-me obediente a todas as vontades de Deus.
  • São José, penetrai nossos corações de contrição e tornai-nos mais sensíveis às amabilidades de Jesus.
  • São José, poderoso protetor de nossas almas, livrai-me de todo pecado.
  • São José, que sois tão grande, e ao mesmo tempo tão humilde, obtende-me a verdadeira humildade.
  • São José, quero ser todo vosso, para preservar, por meio de vós, todo de Jesus e Maria.
  • São José, rogai sempre para mim, a perseverança em bem orar.
  • São José, salvai-nos. Nossa salvação está em vossas mãos.
  • São José, sede minha defesa nas tentações e a minha força nas adversidades.
  • São José, sede sempre nosso pai e concedei-nos a graça de sermos verdadeiros filhos vossos.
  • São José, socorrei-me em todas as necessidades.
  • São José, tenho confiança em vós, defendei-me, guardai-me.
  • São José, tornai cada vez mais conhecido o poder de vossa proteção eficacíssima.
  • Senhor, abandono-me em Ti, confio em Ti, descanso em Ti!
  • Senhor, se quiseres, podes curar-me!
  • Senhor, seja feita a vossa santíssima vontade;
  • Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que Te amo!
  • Senhor, valei-me;
  • Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira.
  • Sou teu, para ti nasci, que queres, Jesus, de mim?


As breves orações chamadas de jaculatórias, podem ser recitadas a qualquer momento e trazem grande proveito pois são enriquecidas de indulgências.

Ob.: Para se ganhar uma indulgência plena, que é a remissão total da culpa dos pecados já perdoados, é necessário confissão e comunhão e rezar na intenção do Papa. Todas as indulgências podem ser aplicadas às almas do purgatório. 


JACULATÓRIAS COM INDULGÊNCIAS

 

  • Fazendo o sinal da cruz e dizendo: Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Ganha-se indulgência de 100 dias cada vez que recitada, fazendo-se com água benta 300 dias.
  • Adoramo-vos Senhor santíssimo, Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas do mundo inteiro, e bendizemos-vos porque por vossa santa cruz remistes o mundo. Indulgência de 7 anos a quem, ao entrar ou sair da igreja rezar de joelhos esta oração. Indulgência Plena se durante um mês.
  • Ao Rei dos séculos, imortal e invisível, único Deus, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Benção e claridade e sabedoria e ação de graças, honra, virtude e fortaleza ao nosso Deus pelos séculos dos séculos! Amém. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Em vossas mãos Senhor entrego meu espírito. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Enviai, Senhor, operários à vossa messe! Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Eterno Pai, eu vos ofereço o Sangue Preciosíssimo de Jesus Cristo em desconto dos meus pecados, em sufrágio das santas almas do purgatório e pals necessidades da Santa Igreja. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Jesus Manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso! Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Jesus, Maria, José! Ganha-se indulgência de 7 anos cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Jesus, Maria, José, expire minha alma em paz em vossa companhia. Ganha-se indulgência de 7 anos cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos, porque por vossa santa cruz remistes o mundo. Ganha-se indulgência de 3 anos cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Nossa Senhora da Conceição Aparecida ( ou de Lourdes ou outro título aprovado pela Igreja) rogai por nós. Ganha-se indulgência de 300 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Ó Deus, vinde em meu auxílio; senhor apressai-vos a socorrer-me. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós! Ganha-se indulgência de 300 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Sacratíssimo Coração de Jesus tende piedade de nós! Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Seja feita, louvada e exaltada eternamente a justíssima, altíssima e amabilíssima vontade de Deus em todas as coisas. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Senhor meu e Deus meu! Ganha-se indulgência de 7 anos cada vez que recitada na Elevação ou perante o santíssimo exposto e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Senhor, não vos lembreis de nossas antigas maldades, e perdoai os nossos pecados por amor de vosso nome! Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Suplicamos-vos, Senhor, concedei que na hora de nossa morte mereçamos ser confortados com os sacramentos, purificados de todas as culpas e recebidos jubilosos no seio de vossa misericórdia! Por Cristo Nosso senhor. Assim seja. Ganha-se indulgência de 3 anos cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
  • Senhor, aumentai-nos a fé. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.

JACULATÓRIAS CONTRA A BLASFÊMIA

Bendito seja Deus.
Bendito seja seu Santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
Bendito seja o Nome de Jesus.
Bendito seja seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja Maria Santíssima, a excelsa Mãe de Deus.
Bendita seja sua Santa e Imaculada Conceição.
Bendita seja sua gloriosa Assunção aos Céus.
Bendito seja o Nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo Esposo.
Bendito seja Deus em seus anjos e em seus Santos.


EM LATIM

  • Domine Iesu Christe, Fili Dei, miserere mei, peccatoris (peccatricis, se rezado por mulher).
  • Regnare Christum volumus!
  • Adauge nobis fidem. Lc 17,5
  • Ago tibi grátias pro univérsis benefíciis tuis, étiam ignótis.
  • Cor contrítum, et humiliátum, Deus non despícies. Ps 50,19
  • Cor mundum crea in me, Deus. Ps 50,12
  • Credo, sed ádiuva incredulitátem meam. Mc 9,23
  • Deo omnis glória.
  • Diligéntibus Deum ómnia cooperántur in bonum. Rom 3,28
  • Dómine, quid me vis fácere?. Acts 9,6
  • Dómine, tu ómnia nosti; tu scis quia amo te. Jn 21,17
  • Dómine, ut vídeam! Lc 18,41
  • Domine, ut videam, ut videamus, ut videant!
  • Dóminus meus et Deus meus! Jn 20,28
  • Ecce ego, quia vocásti me. 1 K 3,6
  • Iesu, fili David, miserére mei peccatóris. Mc 10,47
  • Iesu, Iesu, esto mihi semper Iesus.
  • Illum oportet créscere, me autem mínui. Jn 3,30
  • In te, Dómine, sperávi; non confúndar in ætérnum. Ps 30,2
  • Mater pulchræ dilectiónis, fílios tuos ádjuva.
  • Omnia possum in eo qui me confórtat. Phil 4,13
  • Quia tu es, Deus, fortitúdo mea. Ps 42,2
  • Sancta Maria, spes nostra, ancílla Dómini, ora pro nobis.
  • Sancta Maria, spes nostra, sedes sapiéntiæ, ora pro nobis.
  • Sancta Maria, stella maris, filios tuos ádiuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário